Da prática para a teoria. Nas atividades práticas e diárias, evidenciou-se o aprendizado teático (teórico e prático) dos conceitos da Conscienciologia. Desde o surgimento do CEAEC, a equipe embasa cursos, publicações e atividades voluntárias na Conscienciologia Aplicada.
Cursos. Os primeios cursos de Conscienciologia surgiram com a proposição desta neociência em 1994, pelo médico, professor e pesquisador Waldo Vieira, através do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia – IIIPC e pelo Centro de Altos Estudos da Conscienciologia – CEAEC. Os cursos de Conscienciologia Aplicada surgiram em 1999, nas cidades de São Paulo-SP, a partir do Curso de Pós-graduação em Conscienciologia Aplicada, realizado naquela localidade e proposto na revista científica Conscientia, e em Foz do Iguaçu-PR, sistematizando aprendizados na prática do voluntariado conscienciológico por ocasião da implantação do CEAEC.
Fundação. Com a expansão dos cursos da Conscienciologia Aplicada, surgiu proposta de implantação de nova Instituição Conscienciocêntrica no Estado do Espírito Santo, Brasil. Após sequência de reuniões técnicas trimestrais na cidade de Venda Nova do Imigrante, ES, a Associação ARACÊ foi fundada em 14 de abril de 2001. Com a implantação do Campus ARACÊ, na região de Pedra Azul, em Domingos Martins, transferiu-se a sede da instituição de Venda Nova do Imigrante para Domingos Martins, ES.
Grupalidade. Com a intensificação das inter-relações devido aos trabalhos grupais, os pesquisadores-voluntários identificaram a grupalidade enquanto uma das principais ferramentas para a realização dos projetos institucionais.
Serenarium. Dezembro de 2000 foi significativo para a ARACÊ: a convite da instituição, o Profº Waldo Vieira ministrou o curso Teoria dos Serenões na capital capixaba e lançou, em Domingos Martins, as bases do projeto do Laboratório Serenarium, inaugurado em 11 de dezembro de 2004, no Campus ARACÊ.
Inauguração. As primeiras obras do Campus-sede foram inauguradas em 08 de dezembro de 2001, no distrito de ARACÊ, Domingos Martins, ES. O evento também contou com a presença do Prof. Vieira. O primeiro conjunto arquitetônico constituindo, o Plenarium, foi edificado em uma das clareiras do terreno.
Publicação. A primeira publicação institucional foi o Jornal da ARACÊ, lançado em novembro de 2002. A Revista Conscienciologia Aplicada, antes editada pelo CEAEC, passou a ser editada e relançada pela ARACÊ em março de 2001. Tem periodicidade bianual.