Laboratório. Ambiente preparado para a aplicação da Técnica da Imobilidade Física Vígil (IFV), em experimentos de 3h e 30min.
Técnica. A Técnica da IFV consiste em ficar imóvel por 3 horas ininterruptas, sentado em uma poltrona, com as pernas estendidas sobre um apoio, olhando fixamente para um anteparo branco e liso, mantendo os olhos semicerrados.
Orientações. Somente a respiração natural é permitida, devendo-se evitar engolir e até mesmo piscar. Deve-se resistir a coceiras, tosse e à vontade de se mexer.
Reflexão. Durante a realização da técnica pode-se refletir sobre questões pessoais de interesse, mobilizar energias conscienciais e explorar as parapercepções, desde que se permaneça imóvel. O relógio deve ser colocado fora do campo visual.
Evitações. O experimentador não deve se cobrir durante o experimento, para evitar estímulos adicionais sobre o soma imóvel.
Conforto. É importante observar a colocação adequada dos travesseiros na poltrona e acomodação correta do soma, a fim de evitar tensões musculares inoportunas.
Experimento. Mesmo não conseguindo permanecer imóvel por 3 horas, não se deve perder a oportunidade de continuar no laboratório até o horário final previsto para o experimento, devido ao campo energético propício.
(Fonte: www.ceaec.org)