O Campus ARACÊ é composto de área educacional, área de pesquisa laboratorial, área administrativa e área residencial, distribuídas em cinco ambientes:
Atividades. O Plenarium composto por quatro salões esféricos, com sala de pesquisa, biblioteca, sala de aula e restaurante (refeitório). Neles, são realizados: cursos; debates em plenárias; atividades de leitura, escrita e pesquisa, atividades parapsíquicas e reuniões.
Plenárias. As plenárias são reuniões e debates técnicos otimizadores da comunicação pessoal e grupal. A interação entre as consciências é a base da evolução. A comunicação ocorre por meio da interação e convivialidade.
Holoteca. O Plenarium dispõe de uma Holoteca, conjunto de artefatos do saber. A maior coleção da Holoteca da ARACÊ é composta de livros das mais diversas especialidades do conhecimento humano.
Funcionamento. A Holoteca da ARACÊ é aberta à comunidade. É necessário agendar horário de consulta e leitura.
Pesquisarium. A sala de pesquisa, ou pesquisarium, é local otimizado para a realização de estudos, introspecção e debate de ideias. É composto por mesa circular; livros, periódicos para recorte, e dezenas de dicionários diferentes.
A Casa do Pesquisador, composta de oito flats, constitui alojamento utilizado para alunos em cursos, eventos e para pesquisadores interessados em permanecer por períodos curtos, devendo ser agendado com antecedência. A infraestrutura destina-se à pesquisa conscienciológica.
Experimentos. A Praça Laboratorial é o local destinado aos Laboratórios de Autopesquisa Consciência, ou Laboratórios Conscienciológicos. É composto por laboratórios de autopesquisa e centros de apoio aos laboratórios.
Autopesquisa. Os laboratórios são ambientes tecnicamente otimizados para a autopesquisa, possibilitando ao experimentador identificar traços pessoais a serem melhorados e desenvolvidos. Os experimentos são individuais e deverão ser agendados com antecedência.
Surgimento. A proposta de construção de Laboratórios de Autopesquisa da Conscienciologia surgiu em 1997, no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), em Foz do Iguaçu (PR).
Local. Os laboratórios da ARACÊ estão construídos em terreno a 1.100 metros de altitude, com vista para a Pedra Azul, principal atrativo turístico das Montanhas Capixabas. O ambiente, isolado e cercado pela Mata Atlântica, facilita a reflexão e o autoenfrentamento.
Experimentos. Dos 11 laboratórios conscienciológicos existentes no Campus ARACÊ, 6 são para experimentos de 1h30, 2 para experimentos de 3h30 e 3 para experimentos de 72h, sendo:
- Estado Vibracional (1h30)
- Tenepes (1h30)
- Sinalética Energética (1h30)
- Pensenologia (1h30)
- Diferenciação Pensênica (1h30)
- Grupalidade (1h30)
- Imobilidade Física Vígil, (3h30)
- Autoconscienciometria (3h30)
- Serenarium (72h)
Os escritórios administrativos são ambientes otimizados para o desenvolvimento das atividades do voluntariado dos núcleos institucionais:
- Núcleo Administrativo
- Núcleo de Eventos e Divulgação
- Núcleo Financeiro
- Núcleo de Obras
- Núcleo de Parapedagogia
- Núcleo de Saúde e Laboratórios
- Núcleo Técnico-científico
- Núcleo de Voluntariado
A Vila Elliotis é um ambiente de conviviologia otimizado, anexo ao Campus ARACÊ, destinado a residência do pesquisador em permanência prolongada, com o objetivo de dar sustentabilidade às atividades realizadas no campus, pela proximidade e comprometimento com o projeto. Possui livraria, lavanderia, área de lazer; e moradias para pesquisadores-residentes.