A 11ª Semana de Serenologia, promovida pela ARACÊ, ocorreu entre 26 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025 no Campus ARACÊ. Com um número recorde de 71 participantes, o evento reafirmou sua relevância como espaço técnico-científico de excelência, reunindo pesquisadores e interessados no estudo da Serenologia, tanto presencialmente quanto por meio de transmissão online para diversas regiões do Brasil.
Além de consolidar a temática e as abordagens com foco na Conscienciologia Aplicada como eixos centrais, a programação integrou práticas diversas, tais como, debates, aulas interativas, oficinas, dinâmicas, e apresentações técnicas, ampliando a compreensão sobre os serenões, o Serenarium e a pesquisa Serenológica.
Durante o evento a equipe organizadora recebeu o relato de um dos participantes, reaviando os ânimos e o senso de grupalidade, gerando ainda mais motivação para cada nova atividade programada:
“Hoje acordei me sentindo renovado, com vontade de mais. Mais evolução da consciência. Mais vontade de futuro, com o melhor do meu passado, querendo mais presente para assistir. Esses são os efeitos da 11ª Semana de Serenologia e 14º Encontro de Serenautas, ocorrido em dezembro de 2024 na ARACÊ. O evento contou com a participação de voluntários de diversas instituições conscienciocêntricas, expressando a característica marcante de acolhimento e interassistência grupocarmológica dos anfitriões. O ambiente de pesquisas e debates aqueceu os mentaissomas. Os momentos de “coffee” e integração fortaleceram os vínculos conscienciais. Um toque nostálgico foi percebido com a participação de diversas gerações de intermissivistas, impactados, em algum momento da vida, pelos eventos e empreendimentos evolutivos promovidos pela ARACE. A atmosfera de gratidão se fez presente, evidenciando que a atuação marcante na historia da Conscienciologia, deixa marcas fraternas nos participantes. A nós, impactados pelo movimento serenológico, resta agradecer pelo campus estar sempre lá, sempre vivo, sempre ARACÊ!” (Cícero Borges).
Uma semana de intensas atividades
O evento iniciou no dia 26.12.24 (quinta-feira) com a Imersão Laboratorial – Experiência intensiva nos laboratórios de autopesquisa do Campus ARACÊ, com ênfase na interação multidimensional, sendo realizados 59 experimentos laboratoriais, sendo 53 de 1h30 e 6 experimentos de 3h30. A atuação do voluntário Levi Antunes foi de fundamental importância auxiliando nos esclarecimentos e traslados dos pesquisadores.
No dia 27, sexta-feira, foi realizado o Curso Introdução à Serenologia – parceria com o Pré-IC Serenus. Com 17 participantes, foi um dia dedicado aos estudos dos
fundamentos e conceitos avançados da Serenologia sob a perspectiva teática. A equipe docente contou com professores vindos de outros estados para ministrar o curso, a exemplo de Wilson Henning, de Blumenau, Carlos Daniel, de Foz do Iguaçu e Jean Louis, de Florianópolis. Fechando com chave de ouro a sexta-feira teve 28 participantes na Técnica Projetiva Alvo Mental – “Entrevista com o Serenão” – experimentação projetiva voltada à comunicação interdimensional, evento conduzido por Diego Izoton e Mariano Souza.
Durante os dias 28 e 29, sábado e domingo, com 59 participantes, aconteceu o 12º Fórum de Serenologia e 14º Encontro de Serenautas – eventos presenciais (com 49 participantes) e com transmissão online (10 participantes) sobre temas serenológicos atuais, com apresentação de pesquisas, relatos e debates científicos relevantes. A atividade contou com empenho da voluntária Ana Seno na condução da equipe e de todos os detalhes técnicos das apresentações e Marco Antônio Facury na organização geral, desde a chegada dos participantes, hospedagem e retorno às suas cidades de origem.
Na organização da transmissão online, o voluntário Thiago Cunha, do IIPC fez toda a diferença, imprimindo a melhor tecnologia nesta ação. As voluntárias Handréa Pellenz e Mônica Martins estiveram nos bastidores da transmissão online, auxiliando nos esclarecimentos aos participantes, enquanto que Sônia Romanelli, fazia o mesmo, presencialmente. Destaque para o voluntário Mariano Souza – que ao atuar na função de Mestre de Cerimônia – contribuiu com leveza e bom-humor ao evento.
Na noite do dia 29, foi realizada a Comemoração dos 20 anos do Serenarium – celebração desse marco histórico, com a confraternização das equipes do Laboratório Serenarium da ARACÊ e da ASSINVÉXIS, presentes no evento.
Na segunda-feira, 30 de dezembro, com 29 participantes, o dia começou com a Dinâmica Parapsíquica Aplicada à Serenologia (epicon Eliane Stédile) – prática interassistencial focada na identificação de padrões energéticos e comportamentais que afastam ou que aproximam o pesquisador de padrões mais avançados, tendo por parâmetro as condições do serenismo.
Na seqüência foi realizado o Debate Laboratorial, no qual 15 participantes fizeram a exposição de relatos das vivências laboratoriais, contextualizando-os com seu cotidiano sendo conduzido pela professora Izabel Conceição.
Na parte da tarde, com 15 participantes, a Oficina do Serenograma, parceria com a Pré-IC Serenus, auxiliou o pesquisador a fazer o mapeamento teático de sua condição na escala evolutiva, tendo por parâmetro perguntas do livro Conscienciograma.
E para encerrar o dia, no restaurante institucional, com 22 participantes, foi realizada a “Conversa com o Autor” – tendo destaque o autor Antônio Fontenelle, vindo do Acre,especialmente para trazer reflexões sobre seu livro Decisões Evolutivas, abordando escolhas cosmoéticas e prioritárias.
No último dia de 2024, terça-feira pela manhã, 17 participantes estavam a todo vapor para realizar a 25ª Prova da Imagística – exercício prático de associação máxima ideativa eexpansão cerebral e paracognitiva..
A noite o momento foi de muita alegria e descontração com a realização da confraternização de passagem do ano, com 37 participantes. O ambiente foi decorado pelos próprios voluntários, que fizeram uma playlist com músicas animadas para iniciar o ano novo com muita alegria. Este singelo Réveillon, contou com a participação das voluntárias Cláudia Pifano, Emília Hartmann, Verônica Scheffel, Tatiana e Ana, filhas de Verônica, também colaboraram com o evento, na decoração e organização geral. Gessé Antunes voluntariou nos bastidores das atividades, ficando atento às manutenções.
Alguns voluntários não puderam estar presentes, mas fizeram significativas contribuições, a exemplo de Karina Borges na divulgação e Laurita Nogueira, nas orientações da equipe da alimentação.
E para encerrar a 11ª Semana de Serenologia, no dia 1º de janeiro de 2025, aconteceu o costumeiro Almoço Turístico nas Montanhas Capixabas – um momento de integração e valorização da cultura e paisagem local.
Alguns participantes chegaram antes do evento e outros ficaram mais uns dias no Campus ARACÊ, aproveitando o holopensene serenológico em meio ao balneário bioenergético, instalado na Cognópolis Pedra Azul. Para que tudo fosse realizado de maneira fluída, a disponibilidade e empenho de muitos voluntários foi necessária.
Pelos relatos dos participantes, este evento se consolida também como um ponto de encontro de intermissivistas no fechamento das atividades de cada ano:
“A Semana Serenologia foi um reencontro com atualizações, pesquisas e prospectivas para 2025” (Luciano Regnier).
“Gratidão por todo carinho e amizade que construímos nesse tempo que passamos juntos. Amei o campus, os eventos, as equipes das atividades, principalmente da alimentação! Foi muito bom estar no evento e espero revê-los em breve” (Erika Souza).
“Estou muito feliz de ter participado da Semana de Serenologia. Para mim foi um presente de fim de ano essa estadia no Campus ARACÊ. Me surpreendi demais com a exuberância da natureza, foi um banho de fitoenergias renovadoras. Saí preparada para os desafios de 2025. O Holopensene imersivo do campus proporcionou muitas reflexões, ideias novas, insights de amparadores e facilitou a autopercepção de funcionamentos pessoais que precisam de reciclagens para galgar novos patamares evolutivos. Saio com reflexões de como aproximar cada vez mais a ASSINVEXIS da ARACÊ, através do Serenarium, laboratório com holopensene suprainstitucional” (Juliana Medeiros).
“Foi ótimo compartilhar momentos de Serenologia com os amigos evolutivos” (André Medeiros).
“Sou grata a todos pela convivência durante a semana da Serenologia. Parabéns a todos pesquisadores por seu exemplarismo e despojamento ao apresentar seus trabalhos e pela atenção de todos comigo e com minha amiga Dyrce que acessou a Conscienciologia há pouco tempo. Quero deixar um especial parabéns aos pesquisadores da pré IC Serenus, por seu arrojo em se lançarem em assunto tão relevante e ao mesmo tempo pioneiro a exemplo da Serenologia. Parabéns a direção da ARACÊ, pela organização e execução do evento” (Marilza de Andrade).
“Fechar 2024 com a semana de serenologia foi inspirador e deixou um gostinho de quero mais! Desejo um feliz 2025 para todos, saúde, paz e muitas realizações! Parabéns para a equipe da ARACÊ pelo belo trabalho e “bora arregaçar as mangas” para implantar o Conscientiarium!” (Alexandre Balthazar).
Perspectivas Futuras
A 12ª Semana de Serenologia já está em fase de planejamento, reforçando o compromisso da ARACÊ com a pesquisa e a divulgação da Serenologia. Acesse a chamada de trabalhos em nosso site (arace.org), inscreva seu artigo ou relato e seja bem-vindo (a). Planeje sua participação. Informações: (27) 99997-3120.
- Campus ARACÊ recebe visita técnica de pesquisadores da Saúde Integrativa - 5 de março de 2025
- 11ª Semana de Serenologia: recorde de participação fortalece holopensene Serenológico na Cognópolis Pedra Azul - 5 de janeiro de 2025
- Visita Técnica ao Campus ARACÊ: jovens descobrem a autopesquisa e a sustentabilidade - 6 de dezembro de 2024