Este Debatologia realizado no dia 02 de julho de 2017 teve um formato especial, visto que não teve um apresentador e sim todos foram partícipes em potencial deste Debatologia realizado durante o evento de Encontro de Cognópolis no campus ARACÊ.
O mediador do debate foi o pesquisador Fernando Barbaresco (CEAEC) e a abertura foi feita pelo Secretário Geral da ARACÊ, Marco Antônio Facury.
Logo no início Fernando Barbaresco fez deferência ao Professor Waldo Vieira, destacando que nesta data faz 2 anos de sua dessoma, e que certamente ele iria gostar de saber que estamos realizando este evento, que dá prosseguimento às ideias da Conscienciologia.
Vários questionamentos foram lançados ao plenário mas destacamos estes que, em linhas, gerais orientaram as discussões: qual o papel de uma Cognópolis na sociedade em geral? Como se constrói uma Cognópolis? Quando a Conscienciologia pode ser explícita?
Vários participantes relataram autovivências relacionadas à temática, preponderando a opinião de que o exemplarismo e a cosmoética se constituem os pilares de implantação e estruturação fortalecida de uma Cognópolis. Outro aspecto importante seria ter postura de consciex para com nossa realidade na busca de melhor visão de conjunto.
Em breve histórico da implantação da Cognópolis Foz, Fernando enfatiza que há na região todo um processo de reurbanização, a exemplo da chegada de profissionais qualificados e expansão do empreendedorismo com nova mentalidade. Ética e competência são marca registrada dos cognopolitas em Foz do Iguaçu.
Principais ideias abordadas: a importância do anonimato em certos casos, para preservação e expansão da Conscienciologia; em hipótese alguma renegar sua identidade consciencial; manter a autenticidade, sem bifrontismo; o ideal é sempre propor autoquestionamentos; há momentos em que será necessário impactoterapia; mapeamento estratégico, mapeamento das realidades locais; detectar a urgência da assistência; às vezes é preciso até aportar dinheiro (diante de uma enchente, catástrofes). Pode ser tacon, porém é o mais lúcido naquele momento; ter o cuidado para optar por ações correspondentes aos propósitos da Conscienciologia e que tenhamos capacidade (braços) para dar prosseguimento; sempre debater e ponderar as ações considerando a multidimensionalidade. Tomar a decisão mais adequada, e da maioria; a Conscienciologia é uma ciência que está para ajudar na autoevolução, respeitando os diferentes níveis evolutivos. “Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe”.
Em clima de harmonização e fraternismo, representantes de várias Instituições Consciencioêntricas registraram a importância deste evento para a convergência de ações visando a expansão e consolidação da Conscienciologia por meio de cidades do conhecimento, as Cognópolis.
- Energias da Comunicação no EVOLUA 2024 - 12 de novembro de 2023
- Palestra pública em Cascavel – PR - 29 de outubro de 2023
- Cine Pipoca em Cascavel exibe filme Mãos Talentosas - 30 de setembro de 2023