No dia 23 de fevereiro, durante a programação do Encontro PCA, aconteceu o 12º Livro-debate no Campus ARACÊ. Desta vez, o pesquisador e voluntário Marcelo Rouanet apresentou o livro “Tornar-se pessoa”, de Carl Rogers.
Carl Rogers foi um psicólogo estadunidense, nascido em 8 de janeiro de 1902, que passou pelas quatro forças da psicologia (Behaviorismo, Psicanálise, Psicologia Humanista e Psicologia Transpessoal) e fez grandes contribuições para a área. O livro Tornar-se Pessoa é um compilado de textos e apresenta conteúdos de clientes e especialistas de diversas áreas, com transcrição de falas em eventos.
Interessado pelo método científico e com uma sólida formação generalista, Rogers considerava a psicologia como um todo, onde uma força não anula a outra e, sim, se complementam. Assim, contribui para a ampliação dos conhecimentos humanos, partindo principalmente da Psicologia para campos como a Filosofia e a Pedagogia.
Desenvolveu a Abordagem Centrada na Pessoa que se revelou mais eficaz empiricamente, e que requer uma atuação empática e sincera do terapeuta, ou seja, que ele sinta e pense, de fato, o que diz. Valorizava a visão traforista, onde o terapeuta aprecia o cliente, uma abordagem alinhada com o binômio admiração-discordância.
- ARACÊ Lança Diálogos em Conscienciologia Aplicada - 12 de outubro de 2020
- Livro-debate discute armadilhas da procura da felicidade. - 28 de maio de 2019
- Tornar-se pessoa, de Carl Rogers, é debatido na ARACÊ - 11 de abril de 2019