Ninguém evolui sozinho – após assistir a conferência Microcosmos: primeira lição de grupalidade, com a professora e bioquímica Cristina Bassanesi, esta ortopensata do professor Waldo Vieira ganha ainda mais sentido.
No dia 27 de fevereiro, durante o 9º Encontro de Voluntariado da ARACÊ, a conferencista, voluntária da Encyclossapiens, abordou o que chamou de Microbiolândia, trazendo dados significativos sobre a temática, tais como que a doença é a ruptura do equilíbrio microbiota-hospedeiro – no caso, nós.
Chama-se microbiota ao conjunto dos microorganismos como bactérias, vírus e protozoários que se encontram geralmente associados a tecidos ou órgãos de animais ou plantas. Segundo estimativa, a quantidade de microorganismos no soma humano é superior a 100 trilhões de germes (10 vezes mais o número de células humanas) – com proporção de 10 bactérias e 100 vírus para cada célula – o que faz lembrar um questionamento-brincadeira entre os estudiosos do assunto: “somos só 10% humanos?”. As microbiotas presentes no soma humano tem o poder (ainda pouco conhecido) de influenciar a saúde. Vale lembrar o Léxico de Ortopensatas: A consciência menos inteligente é sustentada pelas bactérias. A consciência mais inteligente sustenta as bactérias porque mobiliza as energias conscienciais acima da matéria.
Bassanesi foi uma das pioneiras na implantação da pesquisa na ARACÊ. Como não vinha na instituição desde 2006, fez visita técnica ao Campus ARACÊ e, constatando o grande interesse dos participantes do evento pela temática apresentada, deixou a promessa de voltar para o lançamento do seu livro, em andamento, sobre esse assunto.
- Biólogos Visitam Campus ARACÊ para Avaliar Impacto Ambiental da Duplicação da BR-262 - 24 de abril de 2025
- Campus ARACÊ recebe visita técnica de pesquisadores da Saúde Integrativa - 5 de março de 2025
- 11ª Semana de Serenologia: recorde de participação fortalece holopensene Serenológico na Cognópolis Pedra Azul - 5 de janeiro de 2025